Qual é o estilo de vida sedentário e o que significa ser sedentário?

Você é sedentário? Em caso afirmativo, você deve saber que o sedentarismo é a maior causa de doença coronariana. Descubra as causas e consequências do estilo de vida sedentário e como evitar ser sedentário, em benefício de sua saúde. Contra o estilo de vida sedentário "width =" 300 "/>

O que é um estilo de vida sedentário?

Por definição, o estilo de vida sedentário é a atitude que faz com que você tenha uma vida sedentária do ponto de vista físico. você é sedentário, provavelmente não é habitual para você se exercitar, nem pratica nenhum esporte, nem faz qualquer tipo de atividade física.

O certo é que o estilo de vida sedentário é habitual nas cidades modernas. Em todo caso, esse problema que pode afetar gravemente sua saúde, em geral, está relacionado a novas tecnologias, entretenimento diante de telas e atividades de trabalho cada vez mais sedentárias.

Significa ser sedentário?

Agora, se você é sedentário, deve saber que ser sedentário aumenta seu risco coronariano, mas os efeitos prejudiciais à sua saúde não terminam aí. Além disso, favorece o excesso de peso e enfraquece os ossos. Três razões poderosas para você se mexer

Mas … como saber se você é sedentário? Bem, muito simples, determinando o seu nível de atividade física. Você é considerado sedentário se você não realizou qualquer atividade física por pelo menos 10
minutos contínuos durante a semana. Como você pode ver, o requisito para evitar um estilo de vida sedentário é muito pequeno. No entanto, mais da metade da população tem um estilo de vida sedentário.

Por outro lado, existem atualmente pelo menos dois tipos de sedentários:

  • Você é um trabalhador sedentário? Se você trabalha em frente ao computador, é muito provável que o seu tipo de trabalho force você a passar muitas horas da sua vida sem sair da cadeira. Sem dúvida, existem empregos que em si são muito sedentários. Se for o seu caso, tente se organizar para desenvolver alguma atividade física, pelo menos 30 minutos todos os dias.
  • Ou um idler sedentário? Por outro lado, se o seu estilo de vida sedentário está relacionado ao fato de você preferir passar seu tempo livre na frente da tela da TV ou do computador, lembre-se de que, se não mudar seus hábitos, sua saúde terá seu preço mais cedo ou mais tarde

Causas do estilo de vida sedentário

Habitual na vida moderna e nas grandes cidades, o sedentarismo é o resultado de uma série de fatores que concorrem para que não se mova. Entre eles:

  • Mudança de hábitos, como resultado de uma vida cada vez mais automatizada e menos ativa. Elevadores e escadas rolantes que você usa sem hesitação, em vez das escadas saudáveis.
  • Menos espaço Para mudar, é provável que você viva em uma pequena casa ou apartamento.
  • ] Menos tempo, já que, em contraste com a redução de seu espaço privado, as distâncias para seu trabalho são aumentadas como resultado do crescimento da população e do aumento do tráfego.

  • [19459003Maisinsegurança Em muitas cidades grandes, os parques não são o lugar mais seguro para ir quando você tem um par de horas para se exercitar.

Tanto que a OMS, Organização Mundial de Saúde, acaba de lançamento "Plano de ação global sobre atividade física 2018-2030: pessoas mais ativas para um mundo mais saudável", com o objetivo de reduzir a inatividade física em adultos e adolescentes, estimulando

De qualquer forma, você deve saber que entre ser sedentário e um nível suficiente de atividade e adequado para preservar a sua saúde, existem diferentes graus de atividade, que são medidos pela intensidade e frequência de seus exercícios

  • Você tem um nível adequado ou suficiente de atividade física se você executar exercícios intensos ou moderados ou pelo menos 5 dias por semana, por não menos que 30 minutos contínuos ou acumulados.
  • Você tem um nível inadequado ou insuficiente de atividade física. Por outro lado, se você não atender a nenhum desses parâmetros, mesmo que não seja sedentário, você não tem um nível adequado de atividade física e é suficiente. Se você deseja preservar sua saúde cardiovascular, você deve intensificá-lo.

com graves consequências para o seu corpo. Portanto, você deve estar ciente de seus efeitos. As principais consequências do estilo de vida sedentário são as seguintes:

  • Ganho de peso. Se você é sedentário, é mais provável que você tenha excesso de peso e, até mesmo, pode sofrer de obesidade.
  • Fraqueza musculoesquelética. A falta de uso de seus músculos e articulações os enfraquecerá e também aumentará o risco de desenvolver osteoporose.
  • Fadiga e fadiga. Sua falta de condição física o deixará exausto antes do menor esforço, mesmo que seja apenas levantar da cadeira ou andar de um cômodo para outro, o que se torna um círculo vicioso que o torna cada vez mais sedentário.
  • Aumento do colesterol e dos triglicerídeos. O aumento nos depósitos de gordura é refletido nos valores de colesterol e triglicerídeos no sangue. Estes são depositados nas paredes de suas artérias, o que aumenta o risco cardiovascular.

Lembre-se de que essas não são as únicas conseqüências do estilo de vida sedentário, apenas as mais importantes.

Como evitar um estilo de vida sedentário?

Finalmente, direi o que você pode fazer para quebrar esse círculo vicioso que mantém você inativo e sedentário.

  • Caminhe 30 minutos por dia. Você não precisa de muito tempo para fazer uma caminhada diária de meia hora. Talvez seja o suficiente para ir mais longe em seu carro ou sair de algumas ruas antes do transporte que o leva ao seu local de trabalho.
  • Suba na bicicleta. Se a sua tarefa diária não permitir que você tire alguns minutos para se movimentar, aproveite o fim de semana e ande de bicicleta. Não só vai ser bom para o seu corpo, mas também irá relaxar a sua mente, você será capaz de respirar ar fresco e você vai começar a semana renovada e feliz
  • Mova-se mais. Não importa o que você faça, limpe sua casa, escale escadas, dance, brinque com seus filhos, não precisa ir ao ginásio. A atividade física não se limita ao exercício, mas inclui qualquer tipo de atividade que mantém você em movimento e evita que você se torne sedentário.
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Nível de atividade Exercício e frequência
Muito ativo
  • intenso: 5 dias por semana ou mais, por 30 minutos ou mais
  • intenso: 3 dias por semana ou mais. por 20 minutos ou mais e moderada 5 dias por semana ou mais, por 30 minutos ou mais
  • intensa: 3 dias por semana ou mais. por 20 minutos ou mais e andando 5 dias por semana ou mais, por 30 minutos ou mais.
Ativo
  • intenso: 3 dias por semana ou mais. por 20 minutos ou mais
  • moderado: 5 dias por semana ou mais, por 30 minutos ou mais
  • cumulativo: qualquer atividade 5 dias por semana ou mais, por 150 minutos por semana ou mais
Irregular Menos 5 dias por semana ou menos de 150 minutos por semana
Pouco ativo Menos de 5 dias por semana e menos de 150 minutos por semana.
Sedentário Não há atividade física por pelo menos 10 minutos contínuos. Consequências do estilo de vida sedentário